quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mensagens motivacionais










Motivação e satisfação no trabalho segundo autores

Segundo Maslow a motivação está presente na satisfação do trabalho, sendo que, o individuo motivado atinge as necessidades de nível mais alto, relacionados à auto-realizção.

 Alderfer relaciona a motivação com as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Segundo David McClelland quanto mais alto o nível alcançado por uma pessoa na organização, maior sua motivação pelo poder.


 Por Andrea Martins

Vantagens e desvantagens de cada teoria de motivação

Abraham Maslow

Vantagens: Atribui a lógica intuitiva da teoria e a facilidade que ela oferece para compreensão. Ajuda a compreender as necessidades das pessoas são fatores de motivação.

Desvantagens: Segue uma rígida progressão em etapas consecutivas. Não fornece comprovação empírica substancial.


David McClelland

Vantagens: As necessidades não obedecem uma hierarquia. Atualmente essa teoria é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.

Desvantagens: Buscam situações competitivas e preocupam com o prestígio e a influência, não com o desempenho eficaz.


Clayton Alderfer

Vantagens: Trocou cinco necessidades por apenas três. Não pressupõe a existência de uma hierarquia rígida.


Desvantagens: Variáveis como educação, antecedentes familiares e ambiente cultural podem alterar as necessidades de uma pessoa.


Por Andrea Martins

Motivação – A Chave do Sucesso Profissional

No cotidiano profissional verificamos pessoas que se sobressaem pela disciplina, que focam em resultados e perseveram, se destacando dos outros colegas. As pessoas motivadas tem um forte sentimento de realização profissional que reforça o entusiasmo e a  perseverança diante das barreiras encontradas no caminho.

Aquelas que se sentem motivadas não se incomodam quando suas atitudes não resultam em algo positivo, pelo contrário, apreendem com seus erros e se tornam mais eficientes e produtivos. A nossa motivação é que determina o caminho a seguir na árdua batalha para atingir o sucesso profissional.

Por Andrea Martins


                                   http://www.youtube.com/watch?v=nvX8KNT88hA


Motivações / Necessidades humanas segundo as Teorias de Motivações

Abraham Maslow: o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades consideradas por ele como básicas e as dos níveis mais alto são consideradas necessidades de crescimento. 


“O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar."

Clayton Alderfer: Existem três tipos de necessidades: necessidade existencial, de relacionamento e de crescimento. Essa teoria adota no princípio de frustração-regressão, ou seja , uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita e também salienta que mais de uma necessidade pode ser focalizada de uma única vez. 

David McClelland: identificou três necessidades para a motivação: realização, poder e associação. Para McClelland, tais necessidades são "secundárias", são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir. 

Por Andrea Martins


Fonte:

http://www.mundoeducacao.com.br/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm

Motivação

Se a motivação está em baixa, segue algumas dicas que podem trazer a inspiração que falta para ter novas ideias, resolver conflitos e retomar a trilha do sucesso.
É claro que motivação é algo que vem de dentro de nós mesmos.
Motivação é o impulso interno que leva à ação. É uma condição interna relativamente duradoura, que leva o indivíduo a persistir num comportamento orientado para um objetivo.

Pode-se constatar que a motivação humana tem sido alvo de estudos há algum tempo, mas teve maior ênfase com o desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas. Valoriza-se mais o homem como ser social e, como consequência, é comum vermos cada vez mais o emprego de estratégias de motivação para garantir sua realização e a concretização dos objetivos organizacionais.

Por Andrea Martins


                                   

Fontes: