segunda-feira, 3 de junho de 2013

Entrevista sobre aprendizagem


Ao lado da Psicologia
 APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO                      
                                                           
                  
Hoje,
Entrevista com:                                                     
Psicóloga Maria Fernanda Alves

 Dra. Maria Fernanda, como pode ser definida a palavra aprendizagem, segundo a psicologia?
 Bem, de forma resumida, a aprendizagem é definida como qualquer mudança relativamente permanente de comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência.

Explique os conceitos de condicionamento clássico e operante. E cite para nosso público, as suas diferenças.
Condicionamento clássico é um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produziria tal resposta. Condicionamento operante é um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição. O condicionamento clássico é passivo, sendo que alguma coisa acontece e nós reagimos de uma maneira, e essa reação é causada por um evento específico e identificável. Se diferenciando do condicionamento operante, que é um comportamento voluntário ou aprendido, determinado de fora para dentro, sendo influenciado pelo reforço ou pela falta dele, resultante das consequências de tal comportamento.

O que é modelagem do comportamento?

 É um esforço sistemático de cada uma das etapas que conduzem o indivíduo para mais perto da resposta desejada.

 Qual o conceito de reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção de comportamento?

Reforço positivo é a maneira de modelar o comportamento quando uma resposta é acompanhada de alguma coisa agradável, e o negativo, é quando uma resposta é acompanhada da finalização ou da retirada de alguma coisa desagradável. Já a punição consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejado. Por fim, a extinção é a eliminação de qualquer reforço que esteja mantendo um comportamento.

Quais são os cinco passos da modificação de comportamento?

Os cinco passos da modificação de comportamento são: identificação dos comportamentos críticos; desenvolvimento de dados básicos; identificação das consequências dos comportamentos; desenvolvimento de uma estratégia de intervenção; e avaliação da melhoria do comportamento.

 Se em uma empresa, precisasse tomar uma ação disciplinar contra um funcionário, como você agiria?

Primeiro, permitiria que ele explicasse sua posição, depois discutiria com ele sobre suas atitudes, posteriormente, sendo coerente e justa, aplicaria uma punição. Portanto, daria uma oportunidade de mudança, para não demiti-lo.

 Obrigada, Dra. Fernanda, por sua participação.


Foi uma satisfação. Um beijo e um abraço para todos os blogueiros .

               


                                                  Por Franciele Barbosa Lopes

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