Ao lado da Psicologia
APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO
Hoje,
Entrevista com:
Psicóloga Maria Fernanda Alves
Dra.
Maria Fernanda, como pode ser definida a palavra aprendizagem, segundo a
psicologia?
Bem, de forma resumida, a aprendizagem é
definida como qualquer mudança relativamente permanente de comportamento, que
ocorra como resultado de uma experiência.
Explique os conceitos de condicionamento clássico e operante. E cite para nosso público, as suas diferenças.
Explique os conceitos de condicionamento clássico e operante. E cite para nosso público, as suas diferenças.
Condicionamento
clássico é um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum
estímulo que originalmente não produziria tal resposta. Condicionamento
operante é um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário
desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição. O condicionamento
clássico é passivo, sendo que alguma coisa acontece e nós reagimos de uma
maneira, e essa reação é causada por um evento específico e identificável. Se
diferenciando do condicionamento operante, que é um comportamento voluntário ou
aprendido, determinado de fora para dentro, sendo influenciado pelo reforço ou
pela falta dele, resultante das consequências de tal comportamento.
O
que é modelagem do comportamento?
É um esforço sistemático de cada uma das
etapas que conduzem o indivíduo para mais perto da resposta desejada.
Qual o
conceito de reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção de
comportamento?
Reforço
positivo é a maneira de modelar o comportamento quando uma resposta é
acompanhada de alguma coisa agradável, e o negativo, é quando uma resposta é
acompanhada da finalização ou da retirada de alguma coisa desagradável. Já a
punição consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar
um comportamento indesejado. Por fim, a extinção é a eliminação de qualquer reforço
que esteja mantendo um comportamento.
Quais
são os cinco passos da modificação de comportamento?
Os
cinco passos da modificação de comportamento são: identificação dos
comportamentos críticos; desenvolvimento de dados básicos; identificação das
consequências dos comportamentos; desenvolvimento de uma estratégia de
intervenção; e avaliação da melhoria do comportamento.
Se em uma empresa, precisasse tomar uma ação
disciplinar contra um funcionário, como você agiria?
Primeiro,
permitiria que ele explicasse sua posição, depois discutiria com ele sobre suas
atitudes, posteriormente, sendo coerente e justa, aplicaria uma punição.
Portanto, daria uma oportunidade de mudança, para não demiti-lo.
Obrigada, Dra.
Fernanda, por sua participação.
Foi uma satisfação. Um beijo e um abraço para todos os
blogueiros .
Por Franciele Barbosa Lopes
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