segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fontes de motivação

 

(Adaptado de) BalanchoM. J.CoelhoF. M., (2004) Motivar os Alunos, Lisboa:Texto Editores.
Disponível em : http://www.educacao.te.pt/professores/index.jsp?p=167&idDossier=45&idDossierCapitulo=181&idDossierPagina=398.
Acedido e consultado em Março de 2011.
Internas
O instinto
Depende de complexos fatores ambientais e internos. Por instinto, o indivíduo reage impulsivamente, sem dirigir racionalmente as suas ações, a fim de conseguir qualquer coisa que lhe dê prazer.
Os hábitos
São consequências de aprendizagens de costumes sociais e educacionais e condicionam inconscientemente a forma de atuar.
As atitudes mentais
Certos tipos de motivação tornam-se intimamente associados à afirmação do eu. A criança, por exemplo, gosta de realizar tarefas difíceis, para que o seu bom desempenho constitua uma prova de afirmação e de auto-estima.
Os ideais
Existem pessoas que estabelecem um padrão, como objectivo a atingir. Essa aspiração, por si só, pode motivar o indivíduo a dar o máximo de si mesmo.
Neste caso específico, o fracasso, quando acontece, faz descer o seu nível de aspiração, enquanto o êxito o eleva consideravelmente.
O prazer
É um reflexo automático, fora do controlo consciente, que procura situações agradáveis. O indivíduo, ao avaliar um objeto ou uma situação, desencadeia um processo emotivo, do qual resulta o desejo de executar uma ação. A avaliação emocional motiva-o para a ação.
Externas
A personalidade do professor
Influencia consideravelmente as aprendizagens dos alunos. Quando estabelece relações de empatia e de afetividade, favorece o prazer de aprender e facilita a aquisição de conhecimentos.
A influência do meio
O aluno depende quase totalmente do ambiente familiar e do meio social em que vive. Deles depende, por conseguinte, a formação do seu carácter e o desenvolvimento de gostos e de aptidões.
A influência do momento
A instabilidade emocional do aluno leva-o a revelar, consoante os momentos, atitudes diferentes perante o trabalho a realizar. Cabe ao professor descobrir os motivos que condicionam tais atitudes e ajudar o aluno a encontrar o equilíbrio.
O objecto em si
Quando um objecto é mostrado ao aluno, pode despertar-lhe emoções estéticas ou constituir, para ele, uma novidade. Perante qualquer destes sentimentos, o aluno sente-se motivado pelo objecto em si.



                                                                            Por Franciele B. Lopes

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