Não é difícil compreendê-los analisando nosso cotidiano.
Observe a linha do tempo a seguir, que mostra exemplos desses dois tipos de condicionamento no dia a dia. As casas cor de rosa indicam a ocorrência do condicionamento clássico, enquanto as verdes demonstram o condicionamento operante.
Entenda a linha do tempo:
6:00h - O despertador toca e você levanta. Isso acontece porque um estímulo condicionado (o toque do despertador) foi associado ao ato de acordar.
06:30 - Quando está saindo de seu prédio, você passa por uma senhora, cujo perfume se assemelha ao de sua falecida avó. Imediatamente, lembranças sobre ela vêm à sua mente. Novamente, o estímulo condicionado (perfume) passa a produzir uma resposta.
06:45h- Você dirige a caminho do trabalho, seguindo as normas de trânsito. Afinal, você sabe as consequências com as quais terá de arcar caso nas as siga.
07:30h- No trabalho, você se empenha, pois quer conseguir uma promoção ou aumento de salário. Desse modo, você age em busca de algo desejado, isto é, um reforço positivo.
17:30h- O expediente se encerra, e seus amigos o chamam para um Happy Hour. Porém, você recusa, pois sua família está te aguardando para o jantar. Você sabe que eles ficarão chateados caso se atrase. Assim, você age para evitar algo que não quer.
18:30h- Quando você chega em casa, seu cachorro vem correndo ao seu encontro. Nesse caso, o estímulo condicionado é o som da porta abrindo-se, que o cachorro associa imediatamente à sua chegada, e por isso, corre em sua direção.
Por Cecília Prado de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário